7 de setembro de 2012

O Ditador (2012) com Sacha Baron Cohen

Em relação a Sacha Baron Cohen ou se gosta ou se odeia, com ele não há meio termo. Eu sou dos que gosta dele que admito que por vezes se excede em algumas cenas mas acho que em geral é um tipo muito criativo. Adorei as personagens de Ali G e Borat enquanto que Bruno já achei mais fraco. Agora volta com O Ditador (2012) que foi um verdadeiro sucesso de bilheteiras.

A historia é sobre General Almirante Shabazz Aladeen (Sacha Baron Cohen), um dos mais excêntricos e egocêntricos ditadores de um país no médio oriente. A ONU pressiona o país para que este não construa armas nucleares mas o ditador não pensa assim e avança com o programa. Contudo quando viaja aos Estados Unidos para falar na ONU é atacado e feito prisioneiro e acaba nas ruas de Nova Iorque sem dinheiro e sozinho.

Dou um 6/10, não é nenhuma obra prima, longe disso, mas esse também não é o objetivo. Filme divertido com momentos de boa comédia, negra e inteligente, mas também tem momentos menos conseguidos sobretudo quando há um uso excessivo de piadas sexuais, humor fácil sem grande mérito. Há um momento lindo quando o ditador discursa na ONU e aí compara os Estados Unidos com um país democrático.

1 comentário:

  1. Não sou grande fã do Sasha Baron Cohen, mas por acaso acho que, entre Ali G, Borat, Bruno e Aladeen, este é o melhor filme. É um bocado menos excessivo no humor, passando a haver lugar para a sátira. Abraço

    ResponderEliminar