3 de fevereiro de 2013

Sleeper (1973) de Woody Allen

Um dos filmes pelos quais me tornei fã de Woody Allen foi Sleeper (1973), que teve o nome de O Herói do Ano 2000 em Portugal e no Brasil de O Dorminhoco. Cumpre este ano o seu 40º aniversário e foi um dos primeiros filmes que fez o famoso cineasta. Hoje é visto como um clássico da comédia e para muitos um dos melhores filmes cômicos de sempre.

A historia é sobre Miles Monroe (Woody Allen), um clarinetista de jazz e dono de restaurante, que entra no hospital para fazer uma pequena operação, mas algo corre mal e é congelado em 1973 e trazido de volta 200 anos depois, por um grupo contrário ao poder vigente, que tem como objetivo derrubar o governo opressor.

Dou 9/10, é difícil ser imparcial quando falo do meu cineasta preferido e até é possível que está nota seja exagerada, mas na verdade parece-me uma comédia genial, que com subtileza brinca com a fição cientifica, com os revolucionários de esquerda e com algumas famosas cenas do cinema. Bastante bem escrito os diálogos e hilariante a parte quando lhe dizem ao personagem que afinal o tabaco e as gorduras fazem bem ao contrario do que se dizia em 1973.

3 comentários:

  1. O mestre da comédia intelegente. Os seus ultimos filmes são um exemplo do seu declinio...

    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. É um dos filmes de Woody Allen que ainda não assisti.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Estou a fazer um ciclo Woody Allen no meu blog, e esse filme será um dos próximos a ser tratado.

    Não acho que seja assim tão linear assumir que Woody esteja em declínio. De vez em quando arranca com uma obra genial. Veja-se Match Point, Vicky Cristina Barcelona ou Midnight in Paris.

    ResponderEliminar