24 de março de 2010

Filmes de Culto - O Náufrago (2000)

Em 2000 sai para as salas de cinema Cast Away, ou em português O Náufrago e para comemorar o seu 10º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este clássico do cinema. Filme realizado por Robert Zemeckis, que realizou filmes Forrest Gump (1994) ou a trilogia Regresso ao Futuro (1985-1990). Em O Náufrago contou com o famoso actor Tom Hanks para o principal e Helen Hunt num papel mais secundário.

A historia é Chuck Noland (Tom Hanks) um hiperactivo executivo que está viciado no seu trabalho, numa empresa de correio expresso, onde os relógios são os padrões da sua agitada vida. O seu lema para a vida é ; o homem vive em função do tempo. Apesar da sua vida agitada, Chuck tem uma namorada (Kelly) de há muitos anos e no natal oferece-lhe um anel (aparentemente para casar). Após passar algum tempo com Kelly, está leva-o ao aeroporto para que Chuck possa apanhar o aviao atá às ilhas Hawai. Mas a sua vida muda radicalmente quando o avião em que viaja cai ao mar após atravessar uma tempestade inesperada, ficando Chuck como único sobrevivente numa ilha deserta, totalmente isolado da civilização.

Um filme nada típico de hollywood, visto haver longos momentos em que não há qualquer dialogo, assistindo-se a uma adaptação do personagem à solidão da ilha tentado sobreviver e manter a sua mente lúcida. O realizador mostra na perfeição que a capacidade de sobrevivência de um individuo esta por encima da sua condição humana, adaptando-se ao meio envolvente. Excelente interpretação de Tom Hanks que demonstra o como é difícil para o homem contemporâneo viver sem as comodidades diárias. Filme com um orçamento de 90 milhões de dólares atingiu o encaixe de 430 milhões.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 10/10 e para mim é o filme que melhor demonstra o afastamento do homem com a mãe natureza, o filme mostra bem a essência humana e como aos poucos nos afastamos de trabalhar com a terra e agradecer tudo o que ela nós dá. Um filme recebeu várias nomeações e alguns prémios dos principais festivais de cinema, é sem duvida um filme a não perder e que nós deixa a reflectir "e se me passa-se a mim?".

1 comentário:

  1. Gonçalo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ¿¿¿¿¿¿Como le das un 10 a una peli de Tom Hanks?????
    Ya puestos le das otro 10 a una de Robin Williams...Ya hablaremos...
    Saludos
    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar