18 de março de 2010

Três Macacos - Filme Turco de 2008

Decidi falar hoje deste filme turco realizado por Nuri Bilge Ceylan, pois não é muito habitual que fale sobre o cinema feito no médio oriente e achei que este filme é um bom exemplo dos trabalhos que se fazem por aí. Para quem procura mais informação sobre filmes desta região aconselho os filmes de Abbas Kiarostami que já falei aqui no blog: Cerejeiras em Flor (1997); Close Up (1990) e Onde está a casa do meu amigo (1987).

A historia começa com um politico a atropelar uma pessoa numa estrada, após o sucedido pede ao seu motorista que seja ele a entregar-se à policia, pois se ele conta a verdade seria o fim da sua carreira politica. A partir daí entramos na vida familiar do motorista, uma família disfuncional que perdeu um filho pequeno e que o outro filho não quer trabalhar nem estudar e o matrimonio atravessa uma crise conjugal. Após a ida do pai (motorista) à prisão a situação da família melhora financeiramente mas deterioram-se os laços familiares.

Geralmente gosto de filmes do médio oriente, que são de baixo orçamento e apostam em actores por vezes não profissionais que faz lembrar o cinema italiano pós II Guerra Mundial denominado de neorrealista. Outra caracteristica que têm os filmes dessa região e Três Macacos não foge à regra é que são lentos, com planos fixos e as historias na sua maioria são simples e retratam situações normais do dia à dia.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 7/10, o filme é mesmo muito lento, a historia poderia ser contada em apenas uma hora e não em quase duas horas, já que tem um argumento bastante simples. O que me fascinou no filme foi a fotografia, está impressionante, só por isso já merece a nota 7, e é sem duvida um dos filmes com melhor fotografia que já vi. Por esse motivo o realizador ganhou o prémio na categoria de melhor realizador no festival de Cannes de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário