30 de abril de 2010

Filmes de Culto - Quase Famosos (2000)

Em 2000 sai para as salas de cinema Almost Famous, ou em português Quase Famosos e para comemorar o seu 10º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este filme de culto no cinema, realizado Cameron Crowe, que fez filmes Jerry Maguire (1996) ou Elizabethtown (2005). O filme contou com os actores Jason Lee, Kate Hudson entre outros.

A historia é sobre um jovem de 15 anos (William) que fica fã da musica rock e após a sua irmã de 18 anos ter saído a casa ele ficou com os vinis dela. William decide escrever um artigo de musica para a famosa revista Rolling Stone que o decide contratar para acompanhar a tour pelos Estados Unidos da banda Stillwater. De esta forma é testemunha das excentricidades de uma banda rock, as discussões internas, a adoração dos fans, as groupies. Tudo isto irá mudar a visão que tem do mundo de William que viverá experiências e sensações que até então desconhecia e se convertira em um adulto.

O filme é semi-autobiografico, ja que o realizador quando adolescente também escreveu e acompanhou a tour dos Led Zeppelin. Um dos pontos mais positivos do filme é que consegue dar uma ideia divertida de como é uma tour de uma banda de rock. O filme ganhou vários prémios, como o oscar de melhor argumento original ou o globo de ouro para melhor filme de comédia. Embora o filme tenha recebido excelentes criticas por parte da critica especializada o filme com um orçamento de 60 milhões de dólares não conseguiu ultrapassar esta barreira ficando-se pelos 47 milhões de dólares.

Melhores Filmes de Comédia

Dou-lhe um 8/10, além de ter gostado bastante do tema e de como o realiazdor o abordou com um excelente argumento e uma magnifica interpretação de Kate Hudson que teve o momento mais alto da sua carreira até hoje com este filme.

3 comentários:

  1. Nunca entenderei o cult deste filme. Porquê?

    Só se for por um outro interveniente ou pela banda sonora. Como filme, não acho nada de especial.

    ResponderEliminar
  2. Penso que é uma das melhores comédias dos ultimos tempos, mas gostos não se descutem.

    ResponderEliminar
  3. Coincido en que es la mejor interpretación de Kate Hudson en toda su carrera, es más , diría que es la única buena interpretación de su carrera. Por lo demas, a mi también me gusto cuando la vi hace ya 10 años en el cine, creo que retrataba bien el auge y la caida de una banda en el circo del rockanroll, y sus consecuencias.
    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar