26 de novembro de 2010

Copia Certificada (2010) de Abbas Kiarostami

Abbas Kiarostami é dos meus realizadores preferidos, filmes como o Sabor da Cereja (1997) ou Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987) são obras maestras que o realizador fez. Claro que quando soube que Abbas iria fazer o seu primeiro filme em território europeu fiquei bastante curioso, além disso contava com Juliette Binoche e William Shimell.

A historia passa-se em Italia na região da Toscana, onde um escritor inglês que defende o valor da copia perante o original encontra-se com uma dona de uma galeria de arte que resulta ser uma das suas leitoras. Através dos seus passeios e conversas sobre a arte e a vida não se sabe se são um matrimónio que se faz passar por desconhecidos ou dois desconhecidos que se fazem passar por um matrimonio.

O filme fez-me lembrar Antes de Amanhecer (1994) onde dois desconhecidos vão passeando pela cidade de Viena e vão também conhecendo-se, em Copia Certificada o lugar é a bela região da Toscana. O filme recebeu boas criticas e Juliette Binoche ganhou o prémio da melhor interpretação no festival de Cannes 2010.

Dou-lhe um 6/10 fiquei um pouco decepcionado, embora tenha gostado do filme esperava mais vindo de Abbas, não gostei da incerteza que há no filme sobre a relação entre os dois, achei que a ideia era boa mas a incógnita a mim não me agradou, além disso acho que a própria fotografia da região podia ser melhor aproveitada.

2 comentários:

  1. Eu gostei e acho mesmo que é um dos grandes filmes deste ano. Penso que a incerteza do par é um dos trunfos do filme, pois deixa-nos a pensar se eles serão um casal a sério ou uma cópia. E num mesmo filme acabamos por ter uma reflexão sobre a Arte (no conflito entre o original e a cópia) e o Amor.

    ResponderEliminar
  2. Entendo e concordo ctg, a ideia está muito bem vista, mas a mim pessoalmente não me apaixonou o filme, não gostei da incerteza.

    As vezes olhamos para uma obra prima e não conseguimos ver a arte, foi o meu caso.

    ResponderEliminar