15 de março de 2011

60º Aniversário de O Dia em que a Terra Parou

Este ano cumpre 60 anos que The Day the Earth Stood Still (1951) estreou nas salas de cinema. Um filme que teve alguma influência no género de ficção científica. Foi realizado por Robert Wise, que teve em West Side Story (1961) o seu maior êxito. O elenco foi composto por Michael Rennie, Patricia Neal e Hugh Marlowe.

A historia é sobre uma nave espacial que aterra nos Estados Unidos, trazendo um extra-terrestre e o seu robô. Ele traz um ultimato aos líderes da Terra, ou acabam com a guerra e a corrida ao armamento ou há que enfrentar ao fim da humanidade. Mas mal sai da nave para tentar dialogar é atingido por uma bala e é levado a um hospital militar.

É curioso que este filme aborda temas que na altura era bastante preocupantes, como era a corrida ao armamento por parte da Rússia e dos Estados Unidos ( a chamada guerra fria). É um filme com com uma temática pacifista onde uma espécie mais avançada vem à Terra para ajudar-nos. Um filme que quando estreou não teve grande sucesso mas aos poucos foi ganhando adeptos tornando-se num filme de culto.

Dou-lhe um 6/10 é um filme que na altura trouxe um pouco de "ar fresco" à ficção cientifica, com bons efeitos especiais, mas com uma qualidade duvidosa. Em alguma cenas podemos até ver os fios que agarram o robô. Um filme para fãs do género que a mim pessoalmente parece-me um filme de classe B.

2 comentários:

  1. Boas,

    Para mim este The Day the Earth Stood Still é um dos melhores SciFi dos anos 50 (o meu preferido é o grande Forbidden Planet que, argh!, vai ter um remake...). Claro que se notam os 60 anos de idade mas envelheceu muito melhor que outros filmes desta época. E é muito mais interessante que o remake com o Neo (aka K.Reeves).

    Cumprimentos,

    ps: O filme do Robert Wise, The Sound of Music, deve ter sido o que teve mais sucesso comercial.

    ResponderEliminar
  2. Forbidden Planet é sem duvida um grande filme. Tb bastante influênte no genero.

    ResponderEliminar