5 de fevereiro de 2012

Poltergeist (1982) - Filme de Tobe Hooper

Embora tinha sido Tobe Hooper (Massacre do Texas, 1974) a realizar este filme, qualquer pessoa que o vê não pode deixar de notar a grande influência que tem Steven Spielberg neste trabalho. Poltergeist (1982) faz este ano o seu 30º aniversário, e quando estreou foi um verdadeiro sucesso de bilheteiras e tornou-se rapidamente filme de culto, chegou a ser nomeado a três oscars e teve direito a uma trilogia. Também é conhecido como filme maldito pois as duas atrizes que fazem de filhas do casal morreram jovens e em circunstancias bizarras.

A historia passa-se no sul da Califórnia, onde um jovem casal com os seus três filhos são a típica família feliz que vivem nos subúrbios. Contudo a filha mais nova do casal começa a falar com a televisão e um dia de tempestade ela desaparece dentro do armário do seu quarto. Os seus pais só conseguem comunicar com ela através de um canal da TV sem sinal. Decidem então chamar uma equipa de parapsicólogos.

Dou-lhe um 6/10, quando vejo um filme de terror espero que ele me transmita tensão e incerteza até ao final, coisa que Poltergeist (1982) não o fez. Tal como em outros filmes de Spielberg, existe aqui também a típica família feliz californiana com três filhos e que lhe passa alguma coisa extraordinaria mas a união entre eles é mais forte que qualquer diferença. Um dos filmes de terror mais familiares de toda a historia do cinema.

2 comentários:

  1. Spilberg usou o mesmo metodo em ET e recetemente em Super 8.

    Dinis Moreira

    ResponderEliminar
  2. É um bom filme de suspense/terror, lógico que o dedo de Spielberg amenizou o que Tobe Hooper poderia fazer, caso seguisse o estilo de seu clássico "O Massacre da Serra Elétrica".

    Mas isso não diminui a qualidade do filme, principalmente em relação a muitas produções de suspense atuais.

    Abraço

    ResponderEliminar