21 de outubro de 2010

Se Quero Assoprar, Assopro (2010)

Já não há duvidas que o cinema da Roménia está em grande desde 4 meses, 3 semanas e 2 dias (2007). Desta vez é If I Want to Whistle, I Whistle (2010) que consegue passar fronteiras e ganhou um urso de prata no festival de Berlim de este ano. Foi realizado por Florin Şerban.

A historia é um jovem romeno Silviu que se encontra numa prisão e está a só a duas semanas de ser libertado, nisto aparece o seu irmão mais novo a dizer-lhe que a mãe deles chegou de Itália e quer levar-lo com ela. Silviu fica alterado, o seu comportamento muda radicalmente, quer evitar o todo o custo que o seu irmão vai-a com a sua mãe a viver em Itália.

O filme decepcionou-me um pouco, teve boas criticas tal como outro filme romeno que falei aqui há pouco tempo Katalin Varga (2009), mas tal como este os dois filmes pareceram-me ultra valorizados. Neste encontro alguns pontos positivos como o retrato de prisão romena, que parece que estamos na idade medieval, a atuação de Silviu (George Piştereanu) está bastante bem conseguida.

Dou-lhe um 6/10, é daqueles filmes que dentro de uns meses já nem me lembro bem dele, decepcionou-me, contudo não é um mau filme pelo contrário é um filme com alguns pontos interessantes.

2 comentários:

  1. Já saiu nas salas de cinema? Estou bastante interessado em vê-lo, não sei é como o arranjar :P Nice blog! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu arranjei o filme por dvd, parece que até ao final desde ano irá percorrer os festivais internacionais de cinema e só depois se tiver distribuidor é que se pode ver nas salas de cinema.

    ResponderEliminar