4 de junho de 2010

The Last Broadcast (1998)

Já há muito tempo que andava com vontade de ver The Last Broadcast de 1998, que foi o primeiro filme de terror a fazer um falso documentario. Foi complicado de encontrar este filme, e só mesmo no emule é que o consegui sacar. O filme foi realizado por Stefan Avalos e Lance Weiler que também foram os actores do filme. O filme teve um orçamento incrível de 900 dólares e obteve um encaixe de 4 milhões.

Melhores Filmes de Terror

A historia é típica dos falsos documentarios de terror, dois jovens têm um programa de televisão em um canal da tv por cabo que se chama facto ou ficção e tal como indica o nome os assuntos que aborda são estranhos e nunca se sabe onde acaba a ficção e começa o facto. O programa que no inicio tinha boas audiências começa a perder popularidade e os dois jovens decidem fazer uma reportagem em directo sobre o mítico diabo de Jersey e passam uma noite numa floresta onde as coisas não correm lá muito bem.

Para além da historia, existem vários similaridades deste filme com falsos documentarios que hoje estão tão de moda, como a utilização das camaras de mão, os maus actores, as imagens pouco nítidas etc. Embora neste filme se note uma grande ingenuidade que não se vêm nos filmes procedentes como O Projecto Blair Witch (1999), REC (2007) , Paranormal Actividade (2009) ou o mais recente Lake Mungo (2009).

Dou-lhe um 6/10, o filme não esta mal mas a parte final perde muitos pontos, contudo acho que merece uma nota possitiva por ser o "pai" dos falsos documentarios, ao vermos este filme observamos que ele foi a inspiração para um genero de terror. Um filme que fica para a historia do cinema não pela sua qualidade mas pela originalidade.

2 comentários:

  1. Na verdade, o primeiro filme de falso documentário foi o Holocausto Canibal de 1979.

    ResponderEliminar
  2. não sei de onde você tirou que esse filme foi o primeiro a ser o found footage. o primeiro foi Holocausto Canibal de 1979.

    ResponderEliminar