28 de fevereiro de 2012

Filmes de 2011 Premiados nos Principais Festivais

Neste domingo com o final da cerimonia dos oscars terminou a entrega de prémios para os melhores filmes de 2011. The Artist (2011) foi claramente o grande vencedor deste ano, tendo vencido tanto na Europa como nos EUA, o que não deixa de surpreender sendo um filmes francês e sobretudo por ser a preto e branco e mudo.

Em Fevereiro no festival de Berlim o vencedor absoluto foi Nader e Simin, A Separação (2011), um dos filmes mais premiados deste ano e na minha opinião possivelmente o melhor. Este filme iraniano venceu ainda como filme estrangeiro nos globos de ouro e nos oscar's.

Em maio, no festival de Cannes o vencedor foi A Árvore da Vida (2011) de Terrence Malick, filme bastante aclamado na Europa e que também obteve nomeações para os principais festivais dos Estados Unidos. Na minha opinião um dos melhores filmes deste ano.

Tanto nos BAFTA (prémios do cinema britânico) como César (prémios do cinema francês) o vencedor foi The Artist(2011), sendo que nos prémios ingleses foi premiado Tinker Tailor Soldier Spy (2011) como melhor filme britânico e A Pele que Habito (2011) foi a grande surpresa na categoria de filme estrangeiro, enquanto que em França A Separação voltou a vencer.

Passando o oceano e olhando os prémios da industria americana. Os Descendentes (2011) conseguiram vencer o prémio para melhor filme dramático enquanto The Artist (2011) venceu em comédia, o mesmo filme volta a vencer os oscars nas categorias principais.

Conclusão: Se em 1930 alguém dissesse aos cineastas, que em 2011 o filme mais premiado seria mudo e a preto e branco seria engraçado ver a reação. The Artist é um justo vencedor, pela coragem de fazer um filme assim e sobretudo pela homenagem que faz ao cinema mudo. O filme iraniano A Separação é outro dos vencedores, com um argumento bem mais trabalho é um excelente retrato da sociedade iraniana e do comportamento humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário