13 de dezembro de 2011

Melhores Filmes de 1981

Em 1981 a famosa atriz Natalie Wood tem um acidente de barco e morre, estando ainda hoje por revelar a verdaddeira historia da sua morte. Raiders of the Lost Ark de Steven Spielberg foi o filme com melhor receita de bilheteira. Chariots of Fire ganha o filme para melhor oscar e em Cannes Man of Iron (filme politico na Polonia comunista) ganha a Palma de Ouro.

Eis os meus preferidos de 1981:

1 - Tre Fratelli - Três Irmãos
"...filme é magnifico. Esta carregado de nostalgia com momentos de silencio que são de grande beleza. O filme passa a mensagem que há que aproveitar as coisas simples da vida. A mim entrou-me muitas saudades dos meus avós e da terra do meu pai, que era bastante parecida com a do filme, pequena e aparentemente inalterável."








2 - La Guerre du Feu - A Guerra do Fogo
"...filme é uma obra prima que nós ensina da evolução da nossa espécie. Ganhou alguns prémios incluído o oscar para a melhor maquilhagem. Este filme deveria ser obrigatório para as aulas de história, mostra como era o homem em 80.000 a.C. e retrata como era a vida naquele tempo."









3 - La Femme d'à Coté - A Mulher do Lado
"...Curiosamente não é dos filmes mais famoso de Truffaut, mas para mim exemplifica na perfeição o amor e a obsessão que chega a sentir um casal. Boas interpretações de Gérard Depardieu e Fanny Ardant. O argumento é tenso e dá a ideia que um grande amor no passado nunca morre totalmente."










4 - Raiders of the Lost Ark - Os salteadores da arca perdida
"...é sem duvida um dos melhores filmes de ação da historia do cinema. Tem um excelente argumento e está repleto de momentos inesqueciveis que ficarão para sempre na historia desta arte"










5 - Chariots of Fire - Momentos de Glória
"...Magnifica caracterização da época, boa fotografia e guarda roupa e excelente banda sonora de Vangelis. Uma cena que ficará para sempre na historia é a cena de abertura onde jovens atletas correm numa praia ao som da magnifica musica de Vangelis."










6 - An American Werewolf in London - Um Lobisomem Americano em Londres
"...um bom argumento, o filme transmite medo e tensão, além disso é um filme inteligente com humor negro e uma boa fotografia, de uma paisagem rural inglesa com o habitual nevoeiro. Filme que merece totalmente o estatuto de culto que tem."









7 - Mad Max II - O Guerreiro da Estrada
"...possivelmente o mais conhecido filme pós apocaliptico do mundo, é um autentico filme de acção que agarra o espectador deste o primeiro minuto. Se no primeiro filme ainda havia restos da nossa civilização, nesta segunda parte isso já não existe, estamos perante uma sociedade sem normas nem lei e todo o ambiente criado pelo realizador está perfeito e assustador."












8 - Body Heat - Noites Escaldantes
"...é sem duvida um belo thriller com um bom argumento. Tem várias cenas eróticas que ficam bastante bem no calor tórrido da Florida. Festejando o seu 30º aniversário merece o seu espaço neste blog por relembrar o fantástico cinema noir dos anos 40 e pela influencia que teve nos thrillers que se seguiram.








9 - Das Boot - A Odisseia do Submarino 96
"...foi nomeado a seis oscars, o que para um filme não falado em inglês é um logro. O filme é uma autentica descida aos infernos, demostrando na perfeição o dia a dia de uma tripulação num espaço tão reducindo e com a incerteza do proximo minuto.Foi inovador na sua estética e ganhou rapidamente o estatuto de filme de culto."









10 - Reds
"...o filme tem um bom argumento uma excelente caracterização da epoca, sobretudo do periodo revolucionario. Além das boas intrepetações de Warren e Diane K. Contudo eu pessoalmente tenho de dizer que achei o filme demasiado longo (194 minutos)"

2 comentários:

  1. Grande lista. Só falta o Scanners do Cronenberg.

    Abç

    ResponderEliminar
  2. Obrigado André. Devo confesar que eu pessoalmente não gosto de Scanners embora admito que é um filme de culto.

    ResponderEliminar